slide sem setas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cenas do Filme Laranja Mecânica

























 






Ambientado numa Inglaterra num futuro indeterminado, o filme mostra a vida de um jovem, chamado Alex DeLarge, cujos gostos variam de música clássica (Beethoven), a estupro e ultraviolência. Ele é o líder de uma gang de arruaceiros, aos quais se refere como "druguis" (palavra originária do russo druk, amigo). Alex narra a maioria do filme em "Nadsat" , um idioma que mistura o russo, o inglês e o cockney (por exemplo, rozzer é polícia, drugo é amigo, chavalco é cara, moloko é leite).

"Na Inglaterra do futuro, o carismático delinqüente Alex DeLarge é preso e serve de voluntário para uma terapia de aversão experimental desenvolvida pelo governo em um esforço para resolver o problema da sociedade - o crime ... mas não ocorreu como o planejado.
Stanley Kubrick disseca a natureza da violência num ambiente sombrio e irônico, a sátira de um futuro próximo, adaptado do romance de Anthony Burgess.
 Alex (Malcolm McDowell) e seus "Droogs" passam suas noites no Korova Milkbar antes de embarcar em "um pouco do ultraviolencia, velho", como aterrorizar um escritor, o Sr. Alexander (Patrick Magee ),  e estuprar  sua esposa (que acaba morrendo).
Depois de Alex é preso por violentar Lady Cat (Miriam Karlin) até a morte com uma de suas esculturas fálicas.
Alex se submete à técnica de modificação de comportamento Ludovico para ganhar sua liberdade, ele está condicionado a abominar a violência através de assistir a filmes sangrentos, e até mesmo seu adorado Beethoven se volta contra ele. Volta para o mundo indefeso, Alex se torna vítima de suas vítimas anteriores, com o Sr. Alexander usando Nona de Beethoven.
Lançando uma visão fria e pessimista sobre o então futuro do final dos anos 70, início dos anos 80, Kubrick e o desenhista de produção John Barry criam um mundo de alta tecnologia e decadência cultural, misturando detalhes antigos, como chapéu de feltro com o bizarro e alienante  ambiente futurista do Milkbar.
A violência de Alex é horrível, mas é um fato esteticamente calculado de sua existência; seu carisma faz com que a frieza clínica de tratamento Ludovico parecem mais negativamente do que positivamente, uma abusiva terapia. Alex pode ser um sádico, mas o controle autocrático do Estado é outro ato violento, ao invés de uma solução.
Lançado em 1971   o filme causou controvérsia considerável nos EUA. Laranja Mecânica se tornou um cult. Prêmios como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, Kubrick recebeu indicações ao Oscar em três categorias."Lucia Bozzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário