domingo, 28 de fevereiro de 2010

Norman McLaren





Norman McLaren (1914–1987) é com razão considerado um dos maiores nomes da história do cinema de animação. Nasceu na Escócia. Mudou-se para o Canadá em 1941 onde começou a trabalhar para a National Film Board of Canada (NFB).

Abriu um estúdio de animação e começou a treinar animadores canadenses. Foi um artista inovador, utilizando diversas mídias. Começou desenhando diretamente no celulóide, e seus desenhos se articulavam com a música de uma forma encantadora. Utilizou também a técnica de papel cortado usando formas geométricas. Trabalhou também com lápis de cera (La Poulette grise) e giz (Là-haut sur ces montagnes).
Seu trabalho de animação tem um profundo senso de humor e de harmonia entre cores e sons . A preocupação social e humanista do artista está muito presente em suas obras tais como nos curtas “Keep your Mouth Shut” de 1944 e Neighbours de 1952. Neste filme curta de animação, a musica é tocada pelo pianista Albert Ammons e o desenho é de Norman McLaren. Feito sem o uso de uma câmera, Boogie-Doodle é a experiência cinematográfica rítmica, e colorida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário