slide sem setas

domingo, 14 de março de 2010

Elifas Andreatto




















Elifas Andreato é um grande ilustrador brasileiro. Nasceu em Rolândia, no interior do Paraná, em 1946 .Seus trabalhos em ilustração de discos de vinil são obras maravilhosas, como o LP Nervos de aço de Paulinho da Viola de 1973. Atuou também como cenógrafo de peças de teatro.
Começou sua carreira cedo aos 14 anos sem nunca ter entrada em nenhum curso de desenho ou pintura. Trabalhando em uma fábrica de São Paulo pintou os painéis para decorar o refeitório. Foi a partir do estágio na Editora Abril que começou a tornar-se referência no meio artístico brasileiro.
Seu primeiro prêmio como cenógrafo veio com ‘Muro de Arrimo’, de Carlos Queiroz Teles, em 1975, com Antonio Fagundes atuando e sob direção de Antonio Abujamra. Depois disso fez grande quantidade de cartazes e cenários. Durante a ditadura Militar foi perseguido mas continuou seu trabalho junto à uma geração que também protestava por meio da arte.
Atualmente segue produzindo cartazes, gravuras e ilustrações, e é diretor editorial do Almanaque Brasil de Cultura Popular, revista distribuída a bordo das aeronaves da companhia aérea TAM, para assinantes e bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário