slide sem setas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Roger Dean

Yes

Os desenhos das capas da banda “Yes” são inesquecíveis. E o responsável é Roger Dean, artista inglês, designer, arquiteto e editor.

Uriah Heep

Gentle Giant

Conhecer um pouco do trabalho de Dean dá uma grande alegria de ver um artista visionário e com uma diversidade de projetos e abordagens. Trabalhou para diversas bandas fazendo capas maravilhosas, como Atomic Rooster, Uriah Heep , Gentle Giant e muitos outros. Seus desenhos parecem falar a mesma linguagem do rock progressivo. No caso do grupo “Yes “seu primeiro trabalho foi para o álbum Frágile.

Yes
Roger Dean também participou na criação de diversos jogos de vídeo , como Shadow of the Beast, Tetris Worlds ,Black Onyx.


Roger Dean tem alguns livros publicados com suas obras:
Album Cover Album Hardback
New Edition - Mais de 600 fotografias

  • The Fights of Icarus (O Vôo do Ícaro)- Inúmeras pinturas de Dean e outros artistas 
  • Views (Panoramas) (1975) –Trabalhos artísticos e de arquitetura

  • Magnetic Storm (Tempestade Magnética -1984)- Uma retrospectiva do trabalho de Dean com desenhos de capas de discos, palcos de rock, projetos de cinema, arquitetura, jogos, paisagens e livros.

  • Dragon’s Dreams (2008) – Livro com pinturas originais, capas de álbuns , personagens e logotipos para empresas de jogos de computadores , conceitos e projetos para filmes animados e os projetos de arquitetura ecológica.

Psygnosis Owl 

Montou com seu irmão Martin Dean, em 1976,a Editora Paper Tiger. Os irmãos Dean continuaram na empresa até 1981.


Na parte de arquitetura dois projetos demonstram sua preocupação com o meio ambiente.
  • Home for Life- A partir do relato de crianças de como se sentiam em relação ao conforto e aconchego de seus quartos e de como gostariam que suas casas parecessem descreviam como cavernas ou estruturas como tendas. Eles queriam ambientes mais fechados; escondido da vista, mas capazes de ver para fora. Enfim que transmitisse um sentido de segurança. Projetou uma casa artisticamente bonita, mas com materiais mais baratos e de fácil construção.

  • Willowater - Dean concebeu uma vila de casas para a vida sustentável no século 21, a ser construído com um novo método de construção e projetado para estar em harmonia com o ambiente natural.
1977

2 comentários:

  1. roger dean,o mago dos desenhos futuristas,o que há para se dizer mais desse genio das artes plasticas

    ResponderExcluir
  2. O trabalho dele é mais amplo que eu pensava.

    ResponderExcluir