slide sem setas

sábado, 28 de agosto de 2010

Lou Reed










“Atravessar o Fogo”, apresenta 310 letras/poesia todas de sua autoria. O livro foi traduzido por Christian Schwartz e Caetano W. Galindo (Cia das Letras).

Lou Reed é músico de rock, compositor e fotógrafo. Foi vocalista e compositor da banda The Velvet Underground.
Como guitarrista foi um dos pioneiros na utilização de efeitos na guitarra. Suas letras se destacavam por abordar assuntos de temática mais pesada, o que era pouco usual nas músicas nos primórdios do rock.
Escreve abertamente sobre suas experiências pessoais, incluindo temas sexuais e de drogas.

Na área da fotografia Reed apresentou suas fotos em um livro intitulado "Emotion in Action". Em suas palavras ele assim define sua obra fotográfica: "Como tudo que faço, minhas fotos são de emoção. Estou interessado em causar emoção..."

Duas estrofes da letra The Blue Mask, de Lou Reed

The Blue Mask
They tied his arms behind his back
To teach him how to swim
They put blood
In his coffee and milk in his gin
They stood over the soldier
In the midst of the squalor
There was war in his body
And it caused his brain to holler


Make the sacrifice, mutilate my face
If you need someone to kill
I'm a man without a will
Wash the razor in the rain
Let me luxuriate in pain
Please don't set me free
Death means a lot to me


A Máscara Azul: (tradução)
Eles amarram seus braços atrás de suas costas
Para ensina-lo a nadar
Eles colocaram sangue
No seu café e leite, no seu gim
Eles observaram diante do soldado
Em meio à esqualidez
Havia guerra em seu corpo
E isto motivou seus miolos a berrar


Faça o sacrifício, mutila a face
Se você precisa de alguém para matar
Sou um homem sem vontade
Lave a navalha na chuva
Deixe-me luxuriar em dor
Por favor não me liberte
A morte significa muito para mim
Fatos interessantes sobre Lou Reed :
 Quando Reed tinha 17 anos, seus pais o submetiam a  terapia de choque de alta voltagem, três vezes por semana durante oito semanas, na tentativa de curá-lo da homossexualidade.


 Aos 14 anos, Reed fazia parte de um grupo de doo-wop chamada The Shades.

  Andy Warhol projetou um filme sobre os membros do Velvet Underground , que vestiam preto.

 Ele pratica Tai Chi.

 Peter Gabriel gravou " Reed, The Power of the Heart " em seu novo álbum, Scratch My Back, que foi lançado em fevereiro de 2010.

Alguns filmes estrelados por Reed:
Sem Fôlego (Blue in the Face) (1995)

Tão Longe, Tão Perto (In weiter Ferne, so nah!) (1993)

Para Sempre na Memória (Permanent Record) (1988)

Nenhum comentário:

Postar um comentário