domingo, 11 de setembro de 2011

Conan - Muitas Versões


Conan foi criado pelo escritor Robert E Howard em 1932 com uma série publicada pela revista Weird Tales. Howard é conhecido como o criador do gênero espada e feitiçaria.




Conan foi adaptado para quadrinhos ( adaptação Roy Thomas e ilustração Barry Smith) e publicado pela Marvel Comics de 1970 a 1993 com o título - Conan O Bárbaro. A partir de 2003 passa a ser publicado pela Dark Horse Comics.



Outros ilustradores também participaram da ilustração de A espada Selvagem de Conan como Neal Adams, Dick Giordano, Barry Windsor-Smith, Jim Starlin, Pablo Marcos, Frank Frazetta e outros.No Brasil a revista A Espada Selvagem de Conan foi publicada mensalmente pela Editora Abril de 1984 até 2001 também em preto e branco. A revista também trazia outros personagens de Howard como Kull e Salomão Kane.





                                                     Conan por Barry Windsor-Smith

Em 1974 Conan o Bárbaro apareceu como um grande sucesso em quadrinhos preto e branco intitulado A Espada Selvagem de Conan publicado pela revista Curtis com a marca da Marvel Comics com a maioria das ilustrações de John Buscema e Alfredo Alcala. É considerado hoje um clássico Cult.



O personagem Conan já apareceu em livros, quadrinhos, filmes, programas de televisão, jogos de RPG.As historias de Conan também apareceram em tirinhas em jornais de domingo (de 1978 a 1981) escritas por Thomas e ilustrado por Buscema.

Outros ilustradores que participaram com a capa ou outras ilustrações de Conan foram Earl Norem, Bob Larkin e Joe Jusko.
 Ilustrador Earl Norem

Capa de Joe Jusko                                                             

No cinema Conan ficou muito conhecido através da interpretação de Arnold Schwarzeneggerd em 1982 Conan o Bárbaro,e em 1984 Conan o Destruidor.

Em 2011 vamos encontrar uma nova versão para o cinema de Conan com o ator Jason Momoa (que trabalhou no 1ª serie de Game of Thrones).
Jason Momoa em Game of Thrones




Nenhum comentário:

Postar um comentário