terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quadrinistas Mulheres





Em um cenário praticamente masculino as mulheres ganham espaço como quadrinistas. Nesse esforço destacou-se o trabalho conjunto de mulheres que se reuniram para viabilizar e divulgar suas obras.
Em 1970 foi lançado nos EUA um Livro precursor dos quadrinhos produzidos por mulheres intitulado It Ain't Me Babe, realizado por Trina Robbins e Willy Mendes.

 









Trina Robbins
Chicagoland - Com treze anos de idade, Megan Yamamura, recentemente se mudou para Chicago . Uma poeta haiku vegetariana e fã de mangá, ela se destaca em sua nova escola, Stepford Academy, onde os alunos parece que sofreram  uma lavagem cerebral. Com seu novo amigo, Raf Hernandez, Megan descobre as façanhas de campy vilão Dr. Vorschak e resgata um cão falante que é um fã de filmes de detetive.

Quadrinistas do It ain't me Babe

Ele também incluía o trabalho de Hurricane Nancy Kalish, Lisa Lyons, Carole, Michelle Brand e Meredith Kurtzman. A maioria das quadrinistas envolvidas foram mais tarde para a Wimmen's Comix.


http://lambiek.net/magazines/wimmenscomix.htm










Outra pioneira dos quadrinhos underground é Aline Kominsky-Crumb . Ela é conhecida como a mulher de Crumb mas já publicava suas histórias antes de conhecê-lo.
Aline trabalhou na Wimmen's Comix ( revista publicada de 1972 a 1992) uma antologia de quadrinhos underground produzida inteiramente por mulheres reunidas por Trina Robbins.
A editora Conrad lançou em 2011 uma antologia intitulada" Essa Bunch é um Amor", uma espécie de autobiografia de Aline Kominsky-Crumb.



Outro projeto que reúne quadrinistas mulheres é o Womanthology uma HQ com histórias produzidas somente por  mulheres,  proposta idealizada por Renae de Liz. Reúne mais de 100 autoras como Gail Simone, Ann Nocenti, Barbara Kesel, Devin Grayson e  Lauren Montgomery.
A Partir de 2010 a Marvel Comics lançou a Girl Comics, antologia em três edições com histórias criadas, ilustradas, finalizadas e coloridas somente por mulheres. 



Volume 1 
Escritoras: G. WILLOW WILSON, VALERIE D ORAZIO,Devin Grayson, Robin Furth, Trina Robbins

Desenhistas: Amanda Conner, Agnes Garbowska, Ming Doyle, Colleen Coover, NIKKI COOK, LUCY KNISLEY,Laura Martin, Stephanie Buscema


Volume 2
Escritoras:Robin Furth, Louise Simonson, Kathryn Immonen

Desenhistas: Faith Erin Hicks, Jill Thompson, Agnes Garbowska, June Brigman, Colleen Coover 





Volume 3

Escritoras:
ABBY DENSON, Lea Hernandez, Marjorie Liu,Kelly Sue DeConnick, Ann Nocenti 
Desenhistas: Carla Speed McNeil, Emma Vieceli, Colleen Coover, Molly Crabapple, Jo Chen


Outra quadrinista americana que se destaca é Melinda Gebbie conhecida principalmente por Lost Girls uma graphic novel em 3 volumes produzida em colaboração com seu marido Alan Moore.


No último RioComicon 2011 a presença feminina também esteve lá com a participação de convidadas  como Caterina Crepax, Erica Awano, Junko Mizuno, Ulli Lust.

Nenhum comentário:

Postar um comentário