slide sem setas

domingo, 16 de novembro de 2014

Ron English - Do estúdio para a rua - Rio e Fortaleza



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 21 de outubro a 21 de dezembro de 2014, a exposição inédita Ron English - Do estúdio para a rua com 110 obras do artista contemporâneo que definiu seu estilo como POPaganda. Misturando referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música, a mostra expõe pôsteres, quadros, murais e fotografias do americano, além do documentário .

Em paralelo à mostra, será exibido o documentário POPaganda: The Art and Crimes of Ron English, dirigido pelo espanhol Pedro Carvajal. O filme exibe o processo criativo do artista e mostra como são instaladas suas obras em outdoors não autorizados. O documentário explora, também, a paixão de Ron English em fazer com que as pessoas pensem mais sobre a relação entre a sociedade e o consumo.

Admirado por sua criatividade e obras provocativas, Ron English faz uso de figuras e marcas bastante conhecidas do público para analisar a cultura ocidental. "Ele usa técnicas da propaganda para questionar a orientação consumista da sociedade, apropriando-se de outdoors, reconfigurando e ressignificando a iconografia pop com surrealismo e humor ácido", conta Rafael Ferraz, curador da mostra.
Ron é um dos três grandes nomes do Surrealismo Pop, ao lado de Robert Williams e Mark Ryden, e um dos mais importantes da arte contemporânea. É considerado um dos criadores da street art e das intervenções urbanas.



Na opinião do artista, seu trabalho tem o objetivo de “recontextualizar” as imagens do consumismo pop e revelar sua visão do que é a alma americana. “Começo modelando cenários em 3D, que funcionam como um mundo interior povoado por imagens esculpidas, encontradas e fabricadas por mim. Ilumino e fotografo esses cenários e, usando as fotos como estudos, pinto à tinta óleo na tela. Tenho criado novos personagens que se originaram do meu processamento da iconografia pop, mas que se tornaram uma fusão do pessoal com o universal”, explica Ron English.



O artista criou uma obra especialmente para a exposição brasileira. Trata-se da imagem de uma borboleta sul-americana, que expressa sua admiração pelos valores e belezas do ecossistema do continente e como ele afeta todo o planeta. O trabalho faz referência ao “efeito borboleta”, fenômeno sobre grandes consequências causadas por pequenas mudanças.

CAIXA Cultural Fortaleza - 11 de novembro deste ano a 18 de janeiro de 2015.

Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema

Terça a sábado de 10:00 às 20:00 - Domingo de 10:00 às 19:00

Tel.: (85) 3453-2770



CAIXA Cultural Rio de Janeiro - 21 de outubro a 21 de dezembro de 2014

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Horário: 10 às 21h

Telefone: (21) 3980-3815

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre

Acesso a pessoas com deficiência


Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário