quarta-feira, 16 de novembro de 2011

David Bailey - Fotógrafo


David Bailey se tornou um dos fotógrafos mais famosos de celebridades mas sua obra é muito mais complexa e abrangente do que isso. Sua fotografia tinha uma energia frenética que refletia a efervescência cultural dos anos 60 na Inglaterra. Época em que surgiram os Beatles, The Who, Rolling Stones, Pink Floyd, a revista Vogue, Mary Quant, Michael Caine, Julie Christie, Terence Stamp etc...A invasão Britânica.

Jane Birkin

Andy Warhol

Alice Cooper
Paul Mccartney

Francis Bacon ( pintor)

Jean Michel Basquiat

Beaton e Nureyev

Salvador Dalí

Bob Dylan

Mick Jagger

Johnny Deep

Marie Helvin

Jack Nicholson

The Who

Tim Burton e Lisa Marie
Jerry Hall

Capa da Vogue da Italia.

Veruschka -  Penelope Tree - Twiggy - Kate Moss


Blow-up filme de Michelangelo Antonioni baseado na vida de Bailey.
Post no blog sobre o filme -http://rabiscosdabere.blogspot.com/2009/11/blow-up_26.html


Comercial de TV para Greenpeace dirigido por David Bailey. 

Em 1966 Bailey começou a dirigir comerciais. Em 1986 dirigiu para o Greenpeace "Animais Irracionais". Ele dirigiu e produziu um conjunto de documentários entre 1968 e 1971, incluindo Beaton, Warhol, e Visconti.
Dirigiu em 1999 - The Intruder com Charlotte Gainsbourg.


 Em 1985, ele exibiu "Fotos do Sudão por Band Aid" no ICA (The Institute for Contemporary Art) e realizou um leilão da Sotheby para o concerto Live Aid de Band-Aid. Em 2010, ele voou para o Afeganistão para tirar fotos das tropas britânicas em Camp Bastion. As fotos resultaram em um livro "Help for Heroes".  Bailey é muito mais do que um fotógrafo de retratos.


Em exposição recente em 2010, na Galeria Pangolin de Londres, consistiu não só de fotografias, mas de esculturas de bronze e prata.




"Havia um cinema em Upton Park, um Odeon eu acho, e é aí que eu vi Bambi e desenhos de Mickey Mouse, e eu pensei que era o único lugar onde você pudesse vê-los. Hitler bombardeou-o, então ele meio que matou Mickey Mouse, Bambi e todos aqueles personagens para mim. Porque tudo que eu fiz quando era criança foi caracteres de desenho de Walt Disney. "David Bailey -refere-se ao  East End de Londres,  durante a Segunda Guerra Mundial.
"Hitler matou o pato" uma mistura de pintura e fotografia usando óleos, gravuras , tela e seda. A exposição, inspirada na infância de Bailey suas influências,seus medos e desejos, se realizou esse mes na galeria Scream em Londres.

David Bailey nasceu em Leytonstone, em 1938, mas sua família mudou-se para East Ham, quando ele tinha três anos depois que uma bomba da Segunda Guerra Mundial destruiu sua casa.


Jean Shrimpton e Bailey


David Bailey e Catherine Deneuve

David Bailey com Catherine Bailey.





Nenhum comentário:

Postar um comentário