slide sem setas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Museu Arte Postal - MAP



museudeartepostal.com.br





Com lançamento realizado no dia 03 de fevereiro o Museu de Arte Postal está na rede para quem quiser escolher e adquirir um trabalho de Arte no formato de um postal e com o preço similar a de um postal adquirido em uma banca de Jornal. 
Você entra no site escolhe um trabalho e receberá em casa assinado pelo artista.Os recursos gerados pelas vendas serão divididos entre o artista e o museu. Os trabalhos serão atualizados por bimestre, então a edição Janeiro/Fevereiro já está à disposição de quem quiser dar uma paquerada lá. O museu existirá no mundo virtual mas os trabalhos poderão ser adquiridos e colecionados pelo público via remessa pelos Correios. 
Essa idéia já circula em outras sites de diversos países e agora também em um site brasileiro com a curadoria de Marco Antonio Portela.
A arte postal surgiu na década de 1960, com correspondências trocadas entre artistas plásticos. Ray Johnson cria também em Nova York a Escola de Arte por Correspondência.



                                                           Ray Johnson - 1968



No Brasil a Arte Postal foi uma tentativa de expressão em uma época de censura imposta pelo regime militar,como no caso na primeira exposição Internacional de Arte Postal realizada em 1975 no Recife por Paulo Bruscky,Daniel Santiago e Ypiranga Filho.

No site http://www.merzmail.net/artepostalarte.htm temos uma visão bem abrangente da Arte Postal, com um breve histórico sobre essa Arte na America Latina e destaque de alguns artistas, assim descrevem:

"Na América Latina, as primeiras manifestações de arte postal datam de 1969, na Argentina, através de Liliana Porter (1941) e Luis Camnitzer (1937), e no Uruguai, por Clemente Padín (1939). No Brasil, o poeta visual Pedro Lyra (1945) publica em 1970 o Manifesto de Arte Postal. 

Será em 1974, porém, que o movimento ganhará força no continente sul-americano, pois neste ano é realizada em Montevidéu o Festival de la Postal Creativa – primeira exposição documentada de arte postal na América Latina. A partir de então, inúmeras mostras começam a ocorrer, como na Argentina com a Ultima Exposição Internacional de Arte Postal (La Plata, 1975) realizada por Edgardo Antonio Vigo (1927-1991) e Horácio Zabala (1943).

No Brasil, Primeira Internacional de Arte Postal é a primeira exposição do país realizada em São Paulo por Ismael Assumpção em setembro de 1975. Foi uma convocatória limitada a praticantes reconhecidos internacionalmente e que tinham contato com o organizador. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu a Primeira Exposição Internacional de Arte Postal (Recife/PE, 1975) organizada por Paulo Bruscky (1949) e Ypiranga Filho (1936), esta foi de grande importância porque envolveu um grande número de artistas e também porque foi exposta no salão de entrada de um hospital público, ou seja, em um local nada tradicional em relação a exibições artísticas. Em 1976, Paulo Bruscky e Daniel Santiago (1939) organizam a Exibição Internacional de Arte Postal (Recife) que foi fechada pelos militares uma hora após sua abertura com a prisão de seus organizadores. Este ato repercutiu internacionalmente, mostrando para o mundo a repressão ditatorial e o porquê do papel de luta e denúncia assumido, a partir de então, pelos artistas latino-americanos."



            Paulo Bruscky

Nenhum comentário:

Postar um comentário