segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ken Russel

  

Ken Russell (3 de julho de 1927 - 27 de Novembro de 2011) foi um diretor de cinema inglês,
conhecido por seu trabalho pioneiro na televisão e no cinema e por seu estilo extravagante e polêmico.
Ele atraiu a crítica como sendo obcecado com a sexualidade e a igreja.
Russell começou a dirigir para a BBC, onde fez adaptações criativas da vida de compositores que eram incomuns
para a época. Ele também dirigiu muitos filmes de forma independente e para estúdios. Quando criança,
o relacionamento mais próximo de Russell foi com sua mãe, que frequentemente o acompanhou ao cinema depois da escola.
Aos dez anos, Russell ganhou um projetor  e seu amor aos filmes intensificou.
Também compôs a letra  para a música " O Sheik da Arábia " uma canção que foi escrita por Harry B. Smith ,
Francis Wheeler e música de Ted Snyder em 1921, para o filme "Valentino" de 1977 e em Lisztomania a letra de "Excelsior Song").
Dirigiu 72 filmes mas também atuou, produziu e escreveu.


The Devils- 1971


Elenco:
Oliver Reed
Vanessa Redgrave
Dudley Sutton
John Woodvine
Gemma Jones

Baseado parcialmente no livro de Aldous Huxley -1952, Os Demônios de Loudun. Livro que conta a história de Loudun exorcista famoso durante a época de Richelieu. No século 17 um padre francês é executados por bruxaria. Sobre o poder, a corrupção e oportunismo político, como a Igreja (Cardeal Richelieu) e estaduais (Louis XIII) lutam pelo poder sobre a cidade de Loudon.
Urbain Grandier é um padre que tem amantes mas acaba por ter nobreza. A versão original foi censurada, as versões posteriores incluem a curta, mas angustiante cena de tortura.
A cena de estupro de Cristo foi censurado pelo estúdio.
A tortura de Reed foi censurada na versão original, mas é incluída em versões posteriores (dura segundos). O crítico Alexander Walker chamou o filme de "monstruosamente indecente".





Lisztomania 1975.
Atores:
Roger Daltrey - como Franz Liszt
Sara Kestelman -como princesa Carolyn
Paul Nicholas -como Richard Wagner

Ringo Starr - como Papa
Rick Wakeman - como Thor (Deus nórdico do trovão)
Musica:
Rick Wakeman
Franz Liszt
Richard Wagner

Franz Lizt (Roger Daltrey) foi a estrela do "rock "de seu tempo, é uma idéia interessante e original.
Este é um daqueles filmes que tem de  tudo.  Música clássica, rock-and-roll, fantasia, alucinação, vampiros, Frankenstein, nudez, sexo, estupro, castração, um pênis gigante e Ringo Starr como o papa.
Aproveitando o embalo de Tommy, o diretor Ken Russell reuniu parte do elenco do filme e realizou Lisztomania, lançado também em 1975. É uma fantasia musical sobre a vida do compositor clássico Franz Liszt, visto como um astro pop e também interpretado por Roger Daltrey. Há ainda uma breve aparição de Ringo Starr no papel de Papa. A trilha sonora foi produzida e interpretada por Rick Wakeman, que aparece atuando como Thor, o deus do trovão. Talvez por abusar de situações grotescas e caricatas o filme não tenha feito muito sucesso.





Tommy 1975




Elenco:

Oliver Reed
Ann-Margret
Roger Daltrey
Elton John
Eric Clapton
John Entwistle
Tina Turner
Keith Moon
Paul Nicholas
Jack Nicholson

Jovem surdo, mudo e cego torna-se mestre no fliperama e conquista seguidores, o que cria uma aparente religião. A ópera-rock ''Tommy'' foi indicada em duas categorias do Oscar: melhor atriz, para Ann-Margret, e trilha sonora, assinada pelo próprio Pete Townshend, líder do The Who e criador da canção que dá título ao filme.






Viagens Alucinantes 1980.

Cientista realiza pesquisas de privação sensorial, onde ele mesmo é a cobaia, conduzidas em um tanque de isolamento com uso de drogras psico-ativas tais como a cetamina e o LSD. Maravilhoso!
"No porão de uma escola de Medicina, um homem flutua nu na mais completa escuridão. Leve, imóvel e silencioso. Ele está no espaço interior, no horizonte secreto de sua mente. Há milhões de quilômetros de distância.
Esta é a misteriosa, terrível e incrível aventura do Dr. Eddie Jessup (Willian Hurt em seu primeiro papel), um cientista que acredita que outros estados de conciência são tão reais quanto a vida de conhecemos. E procura provar sua teoria através de experiências cada vez mais perigosas: primeiro, com a perda sensorial, e depois, utilizando poderosas drogas alucinógenas.
Ele chega ao ponto de ver o nascimento do mundo e da alma. De se sentir como um primata... até o momento em que as experiências escapam ao seu controle e a loucura parece ser uma benção...
... Ken Russel nos conduz, com as mãos firmes de um feiticeiro, através de cada mágica etapa da excursão mental de Eddie."

Elenco:
William Hurt
Blair Brow
Bob Balaban
Charles Haid
 



   
Gótico - 1986
 
 
Gabriel Byrne
Julian Sands
Natasha Richardson
Myriam Cyr
Timothy Spall
Alec Mango
Andreas Wisniewski
Dexter Fletcher
Pascal King
Tom Hickey

História baseada em fatos reais sobre a craição de um dos maiores clássicos do terror "Frankenstein" de   Mary Shelley .Na ocasião, uma noite chuvosa e assustadora, Mary participava de um animado e liberal jogo regado a drogas e sexo na mansão de Lord Byron. Cada um dos convidados passou a revelar fantasias sexuais e também história de pavor e medo. Mary, envolvida naquela noite alucinante, teve a ideia de contar a história sobre Frankenstein.






Ken Russell  
3 de julho de 1927 -27 de novembro de 2011

2 comentários:

  1. Thanks to my father who stated to me concerning
    this webpage, this blog is genuinely remarkable.


    My web page :: polo ralph lauren sale

    ResponderExcluir
  2. Hi, Neat post. There's a problem with your web site in internet explorer, might test this? IE still is the market chief and a huge component to people will omit your fantastic writing due to this problem.

    Feel free to surf to my site; Polo Ralph Lauren Outlet Online

    ResponderExcluir