slide sem setas

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Harry Clarke - Fadas e Vitrais




Clarke nasceu em Dublin em 1889. Seu pai era um artesão que produziu, entre outros objetos de arte janelas com vitrais. Foi um dos artistas de  maior destaque no movimento arts & crafts.
Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano. 



Era como um designer de vitrais e artesão que ele dedicou a maior parte de sua vida. Estudou no estúdio de seu pai em Londres por um curto período.


Balada do Velho Marinheiro acredita-se ter sido o seu primeiro livro ilustrado.





George Harrap  contratou-o, para uma edição de luxo de Contos de Fada de  Andersen . Harry Clarke um ilustrador desconhecido e muito jovem.
O Rouxinol (1916), de Christian Andersen




 Tales of Mystery and Imagination  -Publicado em outubro de 1919.

O movimento Arts and Crafts provocou um ressurgimento da arte irlandesa. Clarke projetado tecidos e lenços, caixas e lanternas, mas principalmente ele projetou janelas e vitrais.
Outra grande vitral foi o Eve of St. Agnes , que ilustrou o poema de Keats.

Outros livros ilustrados viria a seguir. O Ano da Primavera , Contos de Fadas de Perrault , Faust , e Selected Poems of Algernon Charles Swinburne featured de caneta e tinta e caneta e desenhos de lavagem e / ou trabalho de cores mais avançado. Faust foi carregado de escuro e arte grotesca que "antecipa o psicodélico, induzida por drogas fantasias dos anos 1960." de acordo com Bowe. A amostra à esquerda é a prova concreta de que reclamar. Havia 64 vinhetas no texto, cada mais perturbador do que o anterior. O trabalho reuniu-se com pouco sucesso de crítica em 1925, mas Clarke considerava seu melhor livro.



Swinburne foi publicado em 1928, dando-lhe um total de seis principais livros ilustrados em 15 anos. Compare isso com as mais de 130 vitrais, que ele e seu estúdio concebido e elaborado e torna-se muito evidente onde suas paixões leigos. Suas técnicas e talentos em vidro, muitas vezes ultrapassou as habilidades de desenho de outros artistas. De 1929 Janela de Genebra (amostra à direita) mostra o quão criativas e ousadas, ele poderia estar em um meio que era tecnicamente difícil começar. As cores, padrões e expressões superar muito do que estava sendo publicado na época. E esta é apenas uma pequena parte de uma metade de um dos oito painéis de um trabalho de vitrais.



Problemas de saúde o atormentava muito nos últimos anos de sua vida. Ele trabalhou em um ritmo febril na criação de vitrais e ilustrações de livros, enquanto tenta manter estúdio de seu pai decoração, que ele e seu irmão Walter correu após a morte prematura de seu pai em 1921. Em 1930, pouco antes de sua morte, ele dividiu o negócio vitrais off do negócio de decoração e fechou o último. Walter morreu em julho e Clarke trabalhou ainda mais difícil, apesar de sua fragilidade, para inspirar confiança em seu estúdio recém-formado. Ele morreu no início de 1931, enquanto tenta se recuperar de seus esforços.















domingo, 17 de outubro de 2021

Zepelin

O conde Ferdinand Von Zeppelin iniciou a construção de seu primeiro dirigível, o LZ-1, em junho de 1898 em um hangar de madeira flutuante no Bodensee (Lago Constança) em Manzell (Friedrichshafen) no sul da Alemanha, não muito longe da fronteira com a Suíça. O galpão móvel flutuante permitia que o navio fosse posicionado contra o vento para entrar ou sair do hangar.


LZ-1


LZ-2


LZ-3


LZ-4











Planta do convés da gôndola de Graf Zeppelin



Comprimento: 245 m / 803,8 pés

Diâmetro: 41,2 m / 135,1 pés

Capacidade de gás: 200.000 metros cúbicos / 7.062.000 pés cúbicos

Elevação: 511.500 libras

Velocidade de cruzeiro: 125 km / h (76 mph)

Velocidade máxima: 135 km / h (84 mph)

Central de força principal: 4 motores a diesel de 16 cilindros Daimler-Benz LOF 6 (DB 602)

Tripulação: 40 oficiais de vôo e homens; 10-12 comissários e cozinheiros

Passageiros: 50 beliches (1936); 72 beliches para dormir (1937)

Primeiro voo: 4 de março de 1936

Voo final: Crashed, 6 de maio de 1937

https://www.airships.net/