slide sem setas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Amigo da Onça - Péricles Maranhão








Baixinho, de porte atlético, nariz adunco, olhos grandes e arredondados, satirizando a corrupção política e a hipocrisia social, com sua vestimenta inconfundível, nasce, nos traços de Péricles Maranhão, o personagem O Amigo da Onça.









Péricles Maranhão nasceu em 14 de agosto de 1924, no Recife, estudou no Marista onde publicava seus desenhos no jornal´ do colégio.
Em 23 de outubro de 1943 é publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro, a revista de maior circulação no país. O Amigo da Onça se transformou no tipo mais popular da história do humor brasileiro.
Casou-se com Angélica Braga Guimarães, em setembrode 1949, com quem teve seu único filho, Péricles. Separou-se 6 anos depois. Péricles era uma pessoa muito simples sem grandes pretensões mas dedicadíssimo ao trabalho. Era dito como um boêmio inveterado, pois adorava frequentar alguns bares do Rio.


Em 31 de dezembro de 1961, trancou-se em seu apartamento no Rio de Janeiro, lacrou todas as janelas e portas, ligou o gás. Seu amigo e conterrâneo, Carlos Estêvão, deu continuidade ao "O Amigo da Onça.
Angélica B. Guimarães O Amigo da Onça: a obra imortal de Péricles. Rio

de Janeiro: Busca da Vida, 1987.
Sobre ele, escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".

"O Amigo da Onça se transformou no tipo mais popular da história do humor brasileiro. Quando Péricles morreu, 18 anos depois, o Amigo, já era – sem nenhum exagero retórico – um personagem imortal". Millôr Fernandes

Um comentário:

  1. O Amigo da Onça foi uma ideia de Gondim de Oliveira(diretor dos Diarios Associados) calcada na *piada dos caçadores*.Gondim reuniu a equipe de O Cruzeiro e expôs sua idéia explicando como deveria ser o Amigo da Onça.Carlos Estevão fez um rascunho de um baixinho vestindo um summer....Mas o personagem foi desenvolvido por Péricles.Na redação existia um jornalista ,o Cavalcante, que serviu de referencia p/que o Amigo da Onça existisse.Após a morte de Péricles o personagem retorna as mãos de Estevão e após Ziraldo(um superjovem) fica com a figura.O Amigo da Onça nos traços de Péricles era cruel,olhar feroz e o nariz cobria a boca...Estevão fez uma figura irônica de olhar blasê mais educado e menos agressivo.Os direitos estão com a massa falida dos Diários Associados(RJ).

    ResponderExcluir