slide sem setas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Unicórnio - força, beleza e pureza.


Blade Runner

  • Fabulosas histórias contadas em livros, quadrinhos, pergaminhos, tapeçaria, canções e filmes.


Unicórnio , criatura mitológica  apareceu nas primeiras obras da Mesopotâmia, e também foi mencionado nos antigos mitos da Índia e da China. A primeira descrição na literatura grega de um animal de um único chifre (grego monokerōs , latim unicornis ) foi pelo historiador  Ctésias de Cnido( Século IV A.C. ),  relatou que o javali indiano era do tamanho de um cavalo, com um corpo branco, cabeça roxa e olhos azuis, e na testa tinha um chifre longo em espiral de cor vermelha e a ponta pontiaguda.  Aqueles que bebiam de seu chifre foram considerados protegidos de problemas estomacais, epilepsia e veneno. O animal real por trás da descrição de Ctesias era provavelmente o rinoceronte indiano .

Certas passagens poéticas da Bíblia se referem a um animal forte e esplêndido, chamado re ʾem. Esta palavra foi traduzida como “unicórnio” ou “rinoceronte” em muitas versões da Bíblia, mas muitas traduções modernas preferem “boi selvagem” (auroques), que é o significado correto do hebraico re 'em. Como animal bíblico, o unicórnio foi interpretado alegoricamente no início Igreja cristã . Uma das primeiras dessas interpretações aparece no antigo bestiário grego conhecido como Physiologus , que afirma que o unicórnio é um animal forte e feroz que só pode ser capturado se uma donzela virgem for lançada antes dele. O unicórnio pula no colo da virgem, e ela o amamenta e o leva ao palácio do rei. Os escritores medievais comparavam assim o unicórnio a Cristo, que erguia um corno de salvação para a humanidade e habitava no seio da Virgem Maria. Outras lendas falam do combate do unicórnio com o elefante , a quem finalmente lança a morte com seu chifre, e da purificação das águas envenenadas do unicórnio com seu chifre para que outros animais possam beber.

https://www.britannica.com/topic/unicorn

Livros & Quadrinhos & Filmes

A Tempestade de William Shakespeare - Ano 1610/1611























Última peça escrita por Shakespeare, "A tempestade" é uma história de vingança e de amor. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política.

Próspero é deixado à deriva em um barco junto com sua filha Miranda. Aportam em uma ilha onde passam a viver. Um dia, há uma tempestade. Ferdinando está entre os náufragos que vão dar na ilha. Miranda se apaixona.

Um trechinho da peça: 

SEBASTIÃO
Fantoches vivos. Depois disto acredito
Que há unicórnios; que na Arábia há uma árvore
Que serve de trono à Fénix, nesta mesma hora
Em que vos falo.

ANTÓNIO
Também eu agora acredito;
E tudo o mais que tem sido posto em causa
Jurarei ser verdade. Os viajantes não mentem,
São os loucos que não partem que os condenam.

https://amzn.to/33Oz6B9

A Tempestade - Coleção Shakespeare em Quadrinhos - Lillo Parra e Jefferson Costa




Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá - Lews Carol / Ano 1871




O Leão olhou para Alice enfadado. “Você
é animal… vegetal… ou mineral?” disse, bocejando entre uma palavra e outra.
“É um monstro fabuloso!” o Unicórnio
gritou, antes que Alice pudesse responder.
“Então sirva o bolo de passas, Monstro”,
disse o Leão, deitando-se e pousando o
queixo sobre as patas. “E sentem-se, vocês
dois!” (para o Rei e o Unicórnio). “Jogo
limpo com o bolo, veja lá!”


As Cronicas de Spiderwick 3 -O Segredo de Lucinda-Holly Black e Tony DiTerlizzi Ano 2003/06






Então, alguns galhos se abriram e surgiu outra criatura. Era branca, do tamanho de uma gazela. O pelo era prateado e a longa crina caía em trancas. De sua testa saía um chifre torcido cuja ponta parecia afiada. A criatura ergueu o focinho úmido e farejou o ar. Á medida que ela se aproximava deles, um silêncio se espalhava no vale. Até mesmo os passos da criatura eram silenciosos. Ela não parecia nada mansa. Mallory deu um passo adiante, virando a cabeça levemente, e estendeu a mão. — Mallory — alertou Jared. — Não... Mas ela não conseguia mais ouvi-lo e já esticava os dedos para acariciar o flanco da criatura. O ser ficou totalmente imóvel, e Jared sentiu medo de respirar enquan- to Mallory acariciava o dorso do unicórnio, depois enfiava a mão dentro de sua crina. Quando a garota fez esse gesto, o chifre de osso tocou sua cabeça e os olhos dela se fecharam. Em seguida seu corpo inteiro começou a tremer. — Mallory! — disse Jared. Sob as pálpebras fechadas, os olhos de Mallory reviravam, como se ela estivesse sonhando. Depois ela caiu de joelhos. Jared correu para agarrá-la. Simon veio logo depois. Quando Jared tocou Mallory, penetrou em sua visão. Tudo era silêncio.



Unicórnios em Harry Potter e a Pedra Filosofal –  J. K. Rowling -Ano 1997






"Os potros do unicórnio nascem de cor ouro puro. Eles permanecem assim até que tenham cerca de dois anos de idade, altura em que eles se tornam de cor prateada. Por volta dos quatro anos o (chifre)cresce. Eles crescem completamente aos sete anos de idade, altura em que adquirem um tom de branco puro, tão brilhante que faz a neve recém-caída parecer cinzenta em comparação. Seus cascos são dourados (permanecendo assim desde o estágio de ouro, os dois primeiros anos de vida), e seu sangue é azul-prateado e brilha sob o luar. Não é mencionado quanto tempo um unicórnio pode viver."
Em 1992, Lord Voldemort usou o sangue do unicórnio para sustentar a sua vida até que ele pudesse roubar a Pedra Filosofal, a fim de recuperar o seu verdadeiro corpo.

Os unicórnios são introduzidos pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Quando Harry , Hermione , Rony e Draco servem a sua detenção com Hagrid na Floresta Proibida , sendo tarefa deles encontrar um unicórnio ferido.

"Harry e Draco acabam encontrando a criatura morta, enquanto uma figura encapuzada está bebendo seu sangue. A cicatriz de Harry queima ao ver a figura, mas ele é resgatado pelo centauro Firenze, que o leva de volta a Hagrid em segurança.
Ele os conduziu à orla da floresta. Erguendo a lanterna bem alto, apontou para uma trilha
serpeante de terra batida que desaparecia por entre árvores escuras. Uma brisa leve levantou
os cabelos dos meninos, quando eles se viraram para a floresta.
– Olhem ali, estão vendo aquela coisa brilhando no chão? Prateada? Aquilo é sangue de
unicórnio. Tem um unicórnio ali que foi ferido gravemente por alguma coisa. É a segunda vez
esta semana. Encontrei um morto na quarta-feira passada. Vamos tentar encontrar o
pobrezinho. Talvez a gente precise pôr fim ao sofrimento dele.
– E se a coisa que feriu o unicórnio nos encontrar primeiro? – perguntou Malfoy, incapaz de
conter o medo na voz."



O Último Unicórnio -  Ano 1968


Peter S. Beagle - Poeta, roteirista, escritor, compositor  e cantor . Nasceu em 1939- Ele escreveu os roteiros para o episódio  da série de televisão Star Trek: The Next Generation, intitulado "Sarek". Ele também escreveu o roteiro para a versão de 1978 de Ralph Bakshi de O Senhor dos Anéis, o primeiro filme que inspirou um adolescente Peter Jackson a ler a trilogia original de JRR Tolkien.

De uma borboleta que fala enigmas, um unicórnio descobre que ela é supostamente a última de sua espécie, todas as outras foram levadas pela Red Bull. O unicórnio começa a descobrir a verdade por trás das palavras da borboleta. Ela acaba se unindo em sua busca por Schmendrick, um mágico de segunda categoria, e Molly Grue, uma mulher agora de meia-idade que sonhou toda a sua vida de ver um unicórnio. Sua jornada os leva longe de casa, todo o caminho até o castelo do Rei Haggard ... Escrito por L. Hamre









Filme - Animação - 1982 - Com vozes de Mia Farrow, Alan Arkin, Tammy Grimes, Jeff Bridges, e Christopher Lee. A música do filme foi composta por Jimmy Webb, e as canções são interpretadas pelo grupo America.


Na série de anime e mangá Pandora Hearts, o Leão e o Unicórnio são chamados de Leon e Equss, os chains de Lottie e Sharon Rainsworth.



Músicas




Ouça essa música! 😊😋




The Lion and the Unicorn were fighting for the Crown:
The Lion beat the Unicorn all round the town.
Some gave them white bread, some gave them brown;
Some gave them plum cake, and drummed them out of town.


The Irish Rovers -  Ano  1968




Aquamanile: Unicorn, por volta de 1400 © RMN-Grand Palais, Museu Cluny, G. Blot.




Tapeçarias da senhora com o unicórnio Ano 1500

Marten de Vos , 1572

Afresco de A Virgem e o Unicórnio. Domenico Zampieri .Ano 1602.

Brasão de armas da Escócia -O unicórnio – símbolo nacional da Escócia.


Resultado de imagem para unicorn blade runner



Imagem relacionada




via GIPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário