segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Blind Willie Mctell

 

Blind Willie Mctell -05 de maio de 1898 - Cantor de blues americano, compositor e músico.
Cego desde a infância, freqüentou escolas para cegos na Geórgia, Nova York e Michigan e sabia escrever música em Braille.
Sua mãe lhe ensinou a tocar violão quando ele era adolescente. Tocava tão bem o violão de 12 como o de 6 cordas.
Sua voz era suave e expressiva, e seus gostos musicais foram influenciados pelo blues do sul, ragtime, gospel, country e música popular.
 
 

Tocava um violão de 12 cordas no estilo Piedmont (técnicas de ragtime ao blues de uma maneira singular e popular, influenciado por guitarristas como Blind Blake e Davis Gary ). Também tocava maravilhosamente com slide (um tubo de metal ).

McTell  viajou da Geórgia para New York. Ao longo do caminho ele tocava onde quer que ele pudesse encontrar uma audiência: estação de trem, saguão de hotéis, faculdade, auditórios escolares, bailes, teatros vaudeville ( muito popular na época onde se podia assistir uma variedade de apresentações com músicos, acrobatas, peças de teatro, mágicos etc) e igrejas.


Em 1926 as gravadoras começaram a se interessar por artistas populares de  Blues.  Sua primeira gravação foi em 1927 para a Victor Records e em 1928 para a Columbia , McTell produziu clássicos como o blues "Statesboro Blues" (mais tarde ficou famosa por Allman Brothers Band e Taj Mahal),  " Mama, Tain't Long Fo' Day "  e "Georgia Rag ". Em 1929 ele gravou "Broke Down Engine Blues". Em 2000 The White Stripes gravaram Lord, Send Me An Angel.






Embora nenhum de seus discos tenha sido um sucesso, ele teve uma carreira prolífica de gravação, devido ao fato de que ele usou nomes diferentes cada vez que ele encontrou um olheiro da gravadora.Gravou 149 canções entre 1927 e 1956.
Como outros músicos na época, ele gravou sob vários nicknames para contornar os acordos contratuais. Assim, ele foi Blind Willie pela Vocalion, Georgia Bill pela OKeh, Red Hot Willie Glaze para a Bluebird, Blind Sammie pela Columbia, Barrel House Sammy pela Atlântico, e Pig Whistle Red para Regal Records. O último nome veio de uma churrascaria drive-in popular em Atlanta, onde ele tocou muitas vezes.

 
 

 Casou-se com Kate Williams, com quem gravou alguns duetos, em 1934.

Há uma música do Bob Dylan, que se chama "Blind Willie Mactell", em homenagem ao cantor de Blues, um trecho da música diz "And no one can sing the blues, as Blind Willie Mactell" (E ninguém pode cantar o blues como Blind Willie Mactell).

 Morreu em 19 de agosto de 1959 de hemorragia cerebral.




Blind Willie Mctell from bere Cibiac on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário